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PROJETO

Folclore Colégio Afonso Andrade

Introdução

Todo e qualquer ser humano tem cultura. Ela vai se formando nas relações e experiências que mantemos com o mundo desde que nascemos. Alguns fatores agem diretamente ou indiretamente na construção da cultura individual: família, grupos sociais a que pertencemos, o conhecimento que adquirimos da cultura cientifica, tecnológica, artística, literária, religiosa, meio ambiente, lembranças do passado, sistemas políticos, contexto econômico além de outros.

O fato é que esses fatores nunca agem isoladamente. Ao mesmo tempo em que recebemos a herança cultural, agimos e produzimos cultura. Esse conjunto de valores transmitidos por nosso grupo social é nossa identidade.

O folclore pode ser definido como a ciência que estuda todas as manifestações do saber popular, considerando indispensável para o conhecimento social e psicológico de um povo. O Brasil e em especial o Nordeste apresenta grande diversidade no campo cultural.

Justificativa

Sendo o folclore uma das características fundamentais de nossa identidade nacional, através dele as crianças desenvolverão senso de origem e pertencimento a um grupo societário maior, construindo sua identidade ao passo que tornam cidadãos cientes dos seus valores e princípios positivos da cultura brasileira.

A escola precisa resgatar nossa riqueza cultural e valore garantindo a passagem e perpetuação dessas tradições.

Objetivo geral

Proporcionar aos alunos atividades sócio ambientais, incentivando a criatividade social da criança acerca do assunto.

Objetivos específicos

  • Ofertar aos alunos a possibilidade de participar de atividades que envolvam tradições folclóricas de nossa região.

  • Resgatar, vivenciar e valorizar manifestações da cultura popular brasileira.

  • Incentivar a análise crítica e reflexiva da sabedoria popular e sua influencia em sua vida social.

  • Envolver as famílias nas atividades desenvolvidas na unidade escolar.

  • Trabalhar a linguagem oral e escrita.

  • Desenvolver a capacidade interpretativa, a criatividade e abstração.

  • Desenvolver identificação com a identidade nacional brasileira.

  • Instigar a curiosidade natural da criança e reconhecer as características de nosso folclore.

  • Enriquecer o vocabulário de cada aluno.

  • Conhecer semelhanças e diferenças entre os gêneros da escrita, presente no folclore brasileiro.

  • Pesquisar e registrar as diversas manifestações culturais do folclore de cada região,

  • Identificar o uso da linguagem formal e informal.

  • Trocar ideias e respeitar a percepção do outro.

  • Emitir opiniões sobre as lendas do nosso folclore e sobre seus personagens.

Desenvolvimento metodológico

  • Sonde os alunos, descubra o que eles já sabem sobre o tema.

  • Apresente os saberes e mitos do folclore, os ditados populares, as tradições e costumes, tente regionalizar ao máximo para que consigam identificar esses elementos em sua vivencia cotidiana.

  • Utilize as parlendas

  • Filmes e animações sobre nosso folclore assista com os alunos, para descontrair e ao mesmo tempo ambientar.

  • Estimule o uso das brincadeiras tradicionais.

  • Trabalhe jogos da memória

  • Modele os personagens e seus adereços.

  • Trabalhe as características de cada região.

  • Registre os causos contados pelos pais.

  • Fazer a leitura e desafios dos trava língua.

  • Leitura de histórias e lendas e folclóricas oferecem muitas histórias: Monteiro lobato e Cecilia Meireles oferecem muitas histórias sobre o tema.

  •  Confeccione com os alunos mascaras painéis e cartazes.

  • Redecore as paredes com cartazes e murais com os personagens favoritos dos alunos.

  • Faça brincadeiras dirigidas e jogos.

  • Quebra-cabeça.

  • Atividades orais (perguntas e respostas, leitura conjunta), atividades escritas (ditados, complete as lacunas, produção textual e outros).

  • Recorte e colagem.

  • Receitas (trabalhar medidas e conteúdos próprios de cada série)

  • Colorir desenhos (aproveite para dar continuidade ou reforçar o aprendizado sobre as cores).

  • Desenhos.

  • Realizar os ensaios.