Conhecendo a Cidade de Fortaleza
top of page

Aula em campo - PROJETO: Conhecendo a cidade de Fortaleza

Os valores culturais de um povo não incluem apenas prédios e obras artísticas, mas crenças, tradições, práticas culinárias e culturais. São patrimônios que foram construídos ou produzidos pelas sociedades passadas e por isso representam uma importante fonte de pesquisa e preservação cultural. Redescobrir marcas culturais, tomar conhecimento de sua história, bem como da necessidade de uma política pública de conservação desse patrimônio, também fazem parte do exercício da cidadania.

Nesse aspecto, é comum acharmos que o Patrimônio Histórico e Cultural de uma cidade é encontrado apenas dentro das paredes de um museu, mas como se sabe, um povo sem memória é um povo sem história. A proposta deste projeto é resgatar essa cultura, esses valores e garantir o não esquecimento de um passado tão importante da nossa cidade.


O projeto Conhecendo a cidade de Fortaleza (Conhecendo Nossa Cidade), apresenta reflexões amplas e contextualizadas sobre diversos lugares do espaço geográfico da Cidade de Fortaleza, desenvolvendo um conjunto de conhecimentos sobre os lugares, contribuindo para que os alunos se conscientizem das riquezas culturais do seu espaço de vivencia. Esse projeto favorece a identificação, valorização e preservação do passado cultural da Cidade de Fortaleza. Promover o conhecimento por meio de uma atividade turística, saindo do ambiente tradicional da sala de aula, que traz encanto a educação de jovens neste mundo contemporâneo.


Roteiro:

  • Estação João Felipe

  • EMCETUR ( Empresa Cearense de Turismo) Antiga Cadeia Pública

  • Santa Casa de Misericórdia

  • Passeio Público ( Praça dos Mártires ou Campo da Pólvora )

  • 10ª Região Militar

  • Catedral de Fortaleza

  • Mercado Central

 


bottom of page