I Semana da Matemática Afonso Andrade com a turminha do 9º ano do Ensino Fundamental II
top of page

I Semana da Matemática Afonso Andrade com a turminha do 9º ano do Ensino Fundamental II



Na última terça, 09/05, aconteceu a I Semana da Matemática Afonso Andrade com a turminha do 9º ano do Ensino Fundamental II sobre o “Teorema de Pitágoras e a descoberta da incomensurabilidade”.

O teorema de Pitágoras já era conhecido por algumas civilizações antigas, além da grega, como babilônica, indiana e chinesa. Ninguém sabe ao certo quem provou o teorema primeiro, considera-se que Pitágoras fez a primeira prova mesmo sem saber se de fato foi o próprio, mas por tradição o teorema recebeu o nome de Teorema de Pitágoras.

O que ele fez foi algo revolucionário para Matemática, pois generalizou um resultado já conhecido por antigas civilizações, ou seja, mostrou que em qualquer triângulo retângulo, o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos, e é esse tipo de relevância que move e torna a vida de um matemático significativa. Ele tentou entender a harmonia de seu mundo através da Matemática, acreditando que tudo estava relacionado aos números. Fundador da escola Pitagórica, Pitágoras e seus alunos só se interessavam em buscar a verdade absoluta e viam a Matemática como chave para essa busca.

O primeiro dia do projeto, organizado pelos professores Luiz Eduardo e Ana Dias, foi um sucesso! Parabéns a turminha do #NonoAno!


Colégio Afonso Andrade: Educação de qualidade há 23 anos!


bottom of page