Os alunos escolheram dois tipos de experimentos para mostrar a aplicação do principio de Pascal





Blaise Pascal (1623-1662) foi um físico, filósofo e matemático francês de curta existência, que como filósofo e místico teve uma das afirmações mais pronunciadas pela humanidade nos séculos posteriores, ele foi um dos criadores dos princípios usados nos postos de gasolina, elevadores, prensa hidráulica, dentre outros.

A Lei de Pascal diz que qualquer variação de pressão exercida sobre um fluido em equilíbrio hidrostático transmite-se integralmente a todos os pontos do fluido e às paredes do recipiente que o contém, sendo que a pressão hidrostática é definida pela pressão exercida pelo peso de uma coluna fluida em equilíbrio.

Com base nesse estudo, os alunos do 6º ano manhã, durante as aulas de Ciências ministradas pelo nosso grande mestre, prof. Felipe Diego, conseguiram reproduzir de forma experimental os conceitos e princípios vistos durante as últimas semanas, em sala de aula e, com isso, foi possível observar na prática os efeitos da pressão sobre um líquido incompreensível.

Durante a exposição, os alunos escolheram dois tipos de experimentos para mostrar a aplicação do principio de Pascal, um deles foi a prensa hidráulica e o outro foi o guindaste hidráulico. Os dois tipos de experimentos tinham o mesmo princípio de funcionamento, o qual consiste em ligar dois vasos comunicantes e preenchê-los com um fluido. O Colégio Afonso Andrade parabeniza a turminha do 6º ano manhã pela dedicação nas apresentações e ao professor idealizador o projeto, por todo seu empenho, dedicação e garra!


Colégio Afonso Andrade: Educação de Qualidade há 23 anos!




















© Todos os direitos reservados. 2017

Siga nossas mídias sociais

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon