Benefícios do uso do uniforme escolar
top of page

Benefícios do uso do uniforme escolar





O uso de uniforme por estudantes teve influência do exército, que já adotava esse estilo de vestimenta única para todos os seus militares. No Brasil, eles começaram a ser utilizados por estudantes a partir de 1890, na Escola Normal, localizada em Niterói, no Rio de Janeiro.


Quando foram criados, um de seus objetivos era representar a tradição da escola, com seu símbolo e cores. Os alunos ao vestirem o uniforme deviam manter um comportamento exemplar, zelar pelo nome e imagem do estabelecimento ao qual pertenciam, dentro e fora dele.


Atualmente a maioria das escolas adota o uniforme para crianças e adolescentes. Na verdade ele é um item prático, que facilita o controle de vestimenta pela escola e representa para os pais uma economia com as roupas dos filhos.


Os uniformes, apesar das transformações, não são muito prestigiados pelos alunos, mas são importantes, pois evitam exageros por parte deles ao se vestirem.


Benefícios do uniforme Ao adotar o uniforme a escola tem por objetivo uma série de medidas que visa beneficiar exclusivamente o aluno, e que não se limita a apenas igualá-los. Veja abaixo os benefícios do uso do uniforme escolar.


Segurança para os alunos Evita que outras pessoas se infiltrem no meio escolar, possibilita a identificação dos alunos em possíveis situações de perigo na rua e ainda contribui para evitar a evasão escolar.

Economia

Evita o uso de roupas normais, representando uma economia financeira considerável.

Respeito Incentiva o respeito às normas e disciplina impostas pelas escola, o que é fundamental para a vida em sociedade. Igualdade Evita o consumismo e disputa de status, muito comum entre adolescentes. Atua também evitando determinadas situações discriminatórias que ensejam a prática de bullying.

Atenção voltada para o aprendizado O uso do uniforme mantém o foco do aluno na aprendizagem, pois todos igualmente fazem parte do grupo e possuem os mesmos interesses, no caso a aprendizagem.

Atendimento médico

Caso o aluno venha a sofrer algum acidente no ambiente escolar, terá prioridade no atendimento médico.

Obs.: os nossos alunos, só poderão ingressar na escola sem o fardamento completo, até o dia 16/02/2018. Contamos sua compreensão e apoio. Grato, Profº José Gilson barros Coordenador Pedagógico

bottom of page