A importância dos pais nos estudos escolares
top of page

A importância dos pais nos estudos escolares




A importância dos pais participarem dos estudos escolares é essencial para um excelente desempenho na escola.Como fazer isso?


Combine um horário para os estudos e separe um lugar da casa para isso. Se usar a mesa de refeições, por exemplo, tire o que puder atrapalhar. Ah, não se esqueça de desligar a TV, para que ele se concentre nos deveres. Separe todo material necessário para o estudo do dia.Esse ambiente deve ser tranquilo,sem barulho de rádio ou televisão.Assim ele ficará mais concentrado.


Crie um ambiente favorável ao momento. Uma música tranquila de fundo, ou a música que seu filho gosta tocando bem baixinho ao fundo; um ambiente claro; uma garrafinha de água; um “Oi filho(a), e aí como está indo?” vez ou outra. Tudo isso torna o momento mais agradável e menos “punitivo”.


Ajude seu filho(a) a se organizar: São muitas disciplinas e muito conteúdo. Por vezes a dificuldade nos estudos em casa é organização. Defina os dias em que serão estudadas cada matéria para que atenda as necessidades dele.


Peça que seu filho(a) faça resumos do que aprendeu nos conteúdos estudados : Ele(a) pode escrever como se fosse um diário. Aqui é que é legal: Eles contarão, usando as palavras deles, o que aprenderam e é nesse momento que eles formalizam o que estudaram, se apropriam do conteúdo e surgem as dúvidas e equívocos de entendimento.


Ao final de cada momento de estudo pergunte se ele precisa de alguma ajuda sua .

Envolva-se, acompanhe e motive seu filho, mostrando que o aprendizado tem um sentido e significado para além da prova, pois o conhecimento adquirido na escola servirá para os desafios pessoais e profissionais da vida”, afirma Laércio da Costa Carrer, coordenador do Ensino Fundamental 2 do Colégio Albert Sabin.

bottom of page